terça-feira, 28 de maio de 2013

Esse vídeo foi feito pelo grupo com imagens que só vão acrescentar o que foi falado no texto do blog, sobre a importância da gestão democrática na escola, retrata o  que tem no blog porém com animação. Vale a pena conferir.

sexta-feira, 24 de maio de 2013


Esse vídeo retrata muito bem a escola autoritária que fazia dos alunos meras máquinas totalmente sem identidade, e que um dia se rebelaram e quebraram os muros para a liberdade. a letra diz para os professores deixarem as crianças em paz, porque ninguém precisa de controle de pensamento, achei que tem tudo a ver com a escola autoritária que queremos distância.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

 GESTÃO DEMOCRÁTICA ESCOLAR

  A Gestão Democrática nada mais é do que uma gestão participativa, ou seja, compartilhada, como o próprio nome ja diz, compreende aquela em que todos os agentes envolvidos participam no processo decisório, partilhando méritos e responsabilidades.
  A Constituição Federal institui a gestão democrática do ensino e o art. 15 define seus princípios: VI - "gestão democrática do ensino público, na forma da lei" ( art. 206 - inciso VI).
   Um exemplo é a escolha de diretores, que era decorrente do arbítrio do Chefe do Poder Executivo, tanto no nível estadual como municipal, pois eram cargos comissionados, que mudou após a Constituição de 1988. Iniciava-se aí a gestão democrática, apesar de que algumas instituições já escolhiam seus dirigentes democraticamente desde a década de 1980,  foi reforçada com sua homologação. 
  Visando uma melhora na qualidade de ensino e democratização do sistema, em conformidade com a LDB 9394/96, a Gestão Democrática concretiza-se pela participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar: pais, professores, estudantes e funcionários responsáveis na organização, na construção e na avaliação dos projetos pedagógicos, na administração dos recursos da escola, enfim, nos processos decisórios da escola e principalmente na escolha de seus diretores,os quais centralizarão a gestão escolar, ou seja, para que a gestão democrática assim se consolide, esta deve primar, de ações que contemplem a participação de todos os envolvidos no processo e que se reverta em benefícios de todos democraticamente; quando uma gestão se traduz em um processo coletivo de tomada de decisões e ações efetivas, já se está construindo na sua forma participativa uma gestão democrática e consequentemente atingindo os anseios de toda comunidade escolar.
    A eleição de diretores na cidade de Cruz Alta, RS, é democrática, acontece desde que a lei 9394/96 foi promulgada, a eleição ocorre pela indicação do Diretor  e do(s)  Vice-Diretor(es), mediante votação direta da comunidade escolar. O eleito fica no cargo por três anos e pode se recandidatar.  A comunidade escolar que tem direito ao voto são:
  •  os alunos regularmente matriculados que estão frequentando o estabelecimento de ensino, não votando alunos transferidos ou que cancelaram a matricula;
  • os pais, compreendidos como o pai e a mãe, dos alunos regularmente matriculados menores de 18 anos, ou o responsável legal ou o responsável perante a escola;
  • os membros do magistério e os servidores de escola em exercício no estabelecimento de ensino, no dia da votação.
    Poderá concorrer a funçao de Diretor e Vice-Diretor(es), o membro do magistério ou servidor de escola que possuir curso superior na área da educação, for estável no serviço público, estiver em efetivo exercício na data da instalação da Comissão Eleitoral da Escola e atender as demais condições estabelecidas no art. 20, incisos e parágrafos, da lei nº 10.576/95, e suas alterações. 
    Enfim, podemos contar com uma escola para todos sem o autoritarismo e cada vez mais a comunidade participa das decisões da escola.